Nossa parceria conecta a capacidade transformadora da inovação à gestão eficiente das organizações, reunindo especialistas e a tecnologia para reimaginar as operações mais complexas do seu negócio.
Se não é possível alcançar seus objetivos sozinho, juntos, podemos fazer história e construir, com bases sólidas, as aspirações futuras da sua empresa.
Com mentes brilhantes, processos eficazes e tecnologias de vanguarda, estamos focados em um único objetivo: o SEU SUCESSO!
Publicado em 03 de fevereiro de 2026
Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) estão em busca de dinheiro para investir nas suas empresas. E uma dúvida muito comum é com relação ao FGTS, do qual muitos trabalhadores possuem saldo, mas não sabem quando sacar.
De certa forma, é possível sim utilizar o Fundo de Garantia para abrir ou investir num negócio. Especialmente porque esse já é um dinheiro que o trabalhador possuí, e pode ser o que faltava para resolver pendências ou realizar novos investimentos.
Embora seja uma dúvida comum, muitas pessoas nem imaginam que é possível utilizar o saldo do FGTS para investir ou mesmo para começar um negócio. E essa é uma grande vantagem, já que o dinheiro é seu e não terá juros, nem novas dívidas sendo feitas.
Como sacar o FGTS para investir no MEI?
Atualmente, existe uma única opção da qual o trabalhador pode ser um pouco mais estrategista e optar por receber os valores e assim investir no seu CNPJ MEI, seja para abrir o seu negócio, ou como capital de giro.
Essa opção acontece por meio do saque-aniversário, uma modalidade em que você começa a receber anualmente parte do seu saldo do FGTS, abrindo mão do saque em caso de demissão sem justa causa.
Aderindo ao saque-aniversário, também é possível optar por empréstimos oferecidos por bancos que permitem antecipar até 5 saques-aniversários anuais do Fundo de Garantia de uma única vez.
Isso quer dizer que você não precisa esperar o mês do seu aniversário para sacar o dinheiro e nem vai pagar nada por isso. Antecipando seu saque-aniversário, o mesmo estará apenas retido e será descontado pelo banco, ou seja, sem parcelas mensais para pagar e antecipando um bom valor.
Quais são as opções de saque do FGTS?
Em 2026, os tipos de saque do FGTS são os seguintes:
Lembre-se de que o FGTS tem como objetivo proteger o trabalhador brasileiro em situações específicas. No entanto, para quem tem saldo e gostaria de abrir um negócio, ou investir no seu CNPJ MEI, a única opção atual é através do saque-aniversário e antecipação do saque-aniversário.
Fonte: Contábeis
Voltar a listagem de notíciasRua Lourenço Correio Melo, 39 - Centro
Gravatá/PE - CEP: 55641-140
(81) 3533-2679 / (81) 9.9835-3200
atendimento@lacerdacont.com.br